segunda-feira, 27 de julho de 2009

PIAGET E VYGOTSKY - Diferenças e semelhanças

PIAGET E VYGOTSKY

Diferenças e semelhanças

Do que foi visto, é possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. As principais delas, em resumo, são as seguintes:

A) QUANTO AO PAPEL DOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.

B) QUANTO À CONSTRUÇÃO REAL

Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. A visão particular e peculiar (egocêntrica) que as crianças mantêm sobre o mundo vai, progressivamente, aproximando-se da concepção dos adultos: torna-se socializada, objetiva. Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.

C) QUANTO AO PAPEL DA APRENDIZAGEM

Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

D) QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO E Á RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E

PENSAMENTO

Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem.Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.Piaget, todavia, estabeleceu uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Este é o caso das operações cognitivas que não podem ser trabalhadas por meio de treinamento específico feito com o auxílio da linguagem. Por exemplo, não se pode ensinar, apenas usando palavras, a classificar, a seriar, a pensar com responsabilidade.

Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.


Disponível em: http://www.monografias.brasilescola.com/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm . Texto de Renata Gonçalves. Acesso e captura em 27/07/2009.

8 comentários:

  1. é tudo de bom, vou apresentar um trabalho de psicologia educacional e deparei com esse blog, muuuuuuuuuuuuuuuuuuito legal meu seminário já está pronto demoro. só tenho que copiar como faço....tegiblo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, esses conceitos são muito importantes, nos Estados Unidos já existe uma nova versão do livro Formação social da mente com quase 500 páginas, que na época foram retiradas do volume que possuímos pelo fato das idéias socialistas de Vigostky influenciarem o pensamento capitalista norte-americano, em breve chega ao brasil, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, prof...fui sua aluna na Ferlagos(estado do rio).Hoje voltei para minha terra Aracaju.Fiquei hiper feliz ao ver seu blog c comentários tão bacanas,embasados com uma linguagem ,acessivel e que com toda certeza servindo de fonte de pesquisa p mtos!!Sucesso em sua vida!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!Vou utilizar com as minhas meninas da Pedagogia!Bjs!Érika Lins.

    ResponderExcluir
  5. Aproveite, se achar pertinente, peça as meninas que me façam uma visitinha básica! Confesso-lhe que vou adorar! Beijos!

    ResponderExcluir

A sua opinião é a energia do pedagogiadosprojetos!
Fique à vontade!

Técnicas de elaboração de artigo científico

Postagens populares