Para abordar este tema se faz necessário um detalhamento inicial de pontos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Darcy Ribeiro – nº 9.394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais.
É importante destacar o art. 3º, que enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil:
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV – Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
A meta é fazer com que os conceitos sejam acompanhados com a ação prática dos alunos, para isto se faz necessário o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e à socialização. A prioridade é incentivar o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, possibilitando ao aluno perceber-se como integrante e agente transformador do ambiente.
Assim o fazer pedagógico se faz necessário em ações como:
· Estimular o desenvolvimento de uma cultura focalizada na melhoria dos resultados educacionais, através da realização de estudos, pesquisas e consultorias do desenvolvimento infantil, teorias e tendências pedagógicas e educacionais;
· Investir em formação continuada;
· Capacitação dos monitores, auxiliares, professores e pessoal de apoio na elaboração de propostas de avaliação e introdução de novos instrumentos pedagógicos para a melhoria de suas práticas;
· Introdução de forma planejada e sistematizada de conteúdos de formação cívica e cidadã;
· Projeto de Cidadania: visa à assimilação de princípios éticos, solidariedade, participação, valorização e responsabilidade social;
· Projeto Cultural: com oficinas de teatro, banda musical, exposições de artes, mostras culturais e atividades esportivas, desenvolvidos pela monitora junto com os alunos;
· Brinquedoteca: elaborada através de materiais recicláveis;
Estas sugestões de metas e ações estão relacionadas a objetivos e estratégias que visam à melhoria dos processos pedagógicos e, conseqüentemente, à melhoria do desempenho dos alunos.
Disponível em: Ações Pedagógicas
Para abordar este tema se faz necessário um detalhamento inicial de pontos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Darcy Ribeiro – nº 9.394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais.
É importante destacar o art. 3º, que enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil:
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV – Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
A meta é fazer com que os conceitos sejam acompanhados com a ação prática dos alunos, para isto se faz necessário o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e à socialização. A prioridade é incentivar o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, possibilitando ao aluno perceber-se como integrante e agente transformador do ambiente.
Assim o fazer pedagógico se faz necessário em ações como:
· Estimular o desenvolvimento de uma cultura focalizada na melhoria dos resultados educacionais, através da realização de estudos, pesquisas e consultorias do desenvolvimento infantil, teorias e tendências pedagógicas e educacionais;
· Investir em formação continuada;
· Capacitação dos monitores, auxiliares, professores e pessoal de apoio na elaboração de propostas de avaliação e introdução de novos instrumentos pedagógicos para a melhoria de suas práticas;
· Introdução de forma planejada e sistematizada de conteúdos de formação cívica e cidadã;
· Projeto de Cidadania: visa à assimilação de princípios éticos, solidariedade, participação, valorização e responsabilidade social;
· Projeto Cultural: com oficinas de teatro, banda musical, exposições de artes, mostras culturais e atividades esportivas, desenvolvidos pela monitora junto com os alunos;
· Brinquedoteca: elaborada através de materiais recicláveis;
Estas sugestões de metas e ações estão relacionadas a objetivos e estratégias que visam à melhoria dos processos pedagógicos e, conseqüentemente, à melhoria do desempenho dos alunos.
Disponível em: http://educacao.qprocura.com.br/2008/07/proposta-de-acoes-pedagogicas/ . Acesso e captura em 12/07/2009
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