Associação Brasileira de Dislexia.
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
Sinais de Alerta.
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
Haverá sempre:
• dificuldades com a linguagem e escrita;
• dificuldades em escrever;
• dificuldades com a ortografia;
• lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá muitas vezes :
• disgrafia (letra feia);
• discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
• dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;
• dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
• dificuldades para compreender textos escritos;
• dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes:
• dificuldades com a linguagem falada;
• dificuldade com a percepção espacial;
• confusão entre direita e esquerda.
Pré-Escola.
Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:
• Dispersão;
• Fraco desenvolvimento da atenção;
• Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
• Dificuldade em aprender rimas e canções;
• Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
• Dificuldade com quebra cabeça;
• Falta de interesse por livros impressos;
O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.
Idade Escolar.
Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:
• Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;
• Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
• Desatenção e dispersão;
• Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
• Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.);
• Desorganização geral: podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;
• Confusão entre esquerda e direita;
• Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
• Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
• Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
• Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
• Dificuldade na matemática e desenho geométrico;
• Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) Troca de letras na escrita;
• Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
• Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o "palhaço da turma";
• Bom desempenho em provas orais.
Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais.
Disponível em: http://www.bengalalegal.com/dislexia.php Acesso e captura em 16/03/11. Neste site, veja o texto na íntegra.
Visitem o site da ABD (Associação Brasileira de Dislexia) http://www.dislexia.org.br/
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Muito bom, Chico!
ResponderExcluirEsse já já vai para a pasta de textos complementares dos professores.
Bjkas ;)