domingo, 25 de março de 2012

CARTA À FUNCAB (Empresa responsável pela organização do concurso público de Armação dos Búzios)

Senhores, boa tarde,

Percebi, dentro dos meus parcos conhecimentos na área da educação e tendo participado de muitos concursos públicos para o Magistério (docência e Orientação Educacional), alguns detalhes no Edital que me são desconhecidos. Os caracterizei como equívocos; mas, posso, eu, estar equivocado. De qualquer forma, ficam aqui as minhas observações, no sentido de contribuição. Se eu estiver errado, peço-lhes perdão por isso!

Alguns equívocos no Edital do Concurso de Búzios/2012:

1) Existem três (3) cargos para Pedagogo, respeitando-se as especializações (SE, OE¹, IE) e mais uma de Pedagogo propriamente dita. Onde atuará esse profissional? Quais as suas funções? Não está claro!

2) Nas provas para docentes (Ensinos Médio e Superior) observa-se que as mesmas não trazem nas suas contituições os CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Estão inclusos em conhecimentos específicos? Não procede! Em atualidades? Não tem lógica! Não precisa mais o professor dessa formação acadêmica?

¹. Não existe na Legislação Educacional brasileira o cargo específico de ORIENTADOR ESCOLAR. Existe sim, o de ORIENTADOR EDUCACIONAL e foi uma das primeiras a conquistar a sua Regulamentação Profissioanl no Brasil.

Um comentário:

  1. Hoje (04/04/2012), em reunião com a Divisão de Orientação Educacional (toda primeira 4ª feira do mês os companheiros que estão coordenando esta divisão se reúnem com todos os OEs da Rede Municipal)a companheira Érika Lins me contou que o concurso de Búzios foi embargado. Preciso saber os reais motivos para este impedimento judicial. Posso adiantar, que alguns motivos para que isso acontecesse, foram listados neste texto. Onde já se viu concurso para professor a empresa não colocar Conhecimentos Pedagógicos. Se Mirinho Braga quiser, posso montar uma excelente equipe de profissionais para elaborar uma prova de alto nível. Profissionais bons aqui na Região é o que não falta. Modéstia à parte, minha 'bola de cristal' pedagógica, meu feeling educativo continuam de vento em popa!

    ResponderExcluir

A sua opinião é a energia do pedagogiadosprojetos!
Fique à vontade!

Técnicas de elaboração de artigo científico

Postagens populares