domingo, 11 de novembro de 2012

Vida escolar


Na mesma reunião, a comissão começou a discutir o PLS 189/12, de autoria do senadorCristovam Buarque (PDT-DF), que estabelece penalidades aos pais ou responsáveis que não comparecerem a reuniões de pais e mestres nas escolas de seus filhos. O projeto contou com voto favorável, com emendas, do relator, senador João Capiberibe (PSB-AP). Mas o texto só será examinado na próxima reunião da comissão, uma vez que Requião concedeu vista coletiva da matéria. Logo após a apresentação do voto favorável do relator, Requião comentou que só teria faltado ao projeto "determinar ao pai que faltasse às reuniões ajoelhar no milho", de tão rigoroso. O senador Tomás Correia (PMDB-RO) questionou a constitucionalidade do projeto e lembrou que os pais trabalhadores teriam de comparecer de dois em dois meses à escola dos filhos, muitas vezes distantes de seu local de trabalho. Em defesa da sua proposta, Cristóvam considerou importante que os pais não apenas deixem os filhos na escola, mas participem da vida escolar. - O que realmente prejudica o trabalhador é ele não receber escola de qualidade para seu filho - argumentou Cristóvam. A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou a preocupação do autor com a inclusão social e a educação, mas defendeu o estímulo à presença dos pais na escola - e não uma punição aos que não forem. Paulo Bauer, por sua vez, ponderou que a imposição de penalidade financeira, prevista no projeto, deveria ocorrer somente no caso dos pais que se negassem a comparecer à escola quando chamados. Por fim, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) recordou o papel que pode vir a ser desempenhado pela tecnologia da informação - por meio, por exemplo, de mensagens de texto no celular - na aproximação com os pais de alunos. Agência Senado

Um comentário:

  1. É complexa essa questão na medida em que responsabiliza apenas os pais.Será que todos os pais que não participam da vida escolar dos filhos porque não querem? A participação dos empregadores como fica? A educação é dever da família e toda a sociedade. Como sempre, o Senador Cristovam sendo "raso" em suas colocações.
    É prática recorrente das políticas neoliberais responsabilizar os indivíduos e,assim, eximindo o Sistema de suas responsabilidades. LAMENTÁVEL!!!!

    ResponderExcluir

A sua opinião é a energia do pedagogiadosprojetos!
Fique à vontade!

Técnicas de elaboração de artigo científico

Postagens populares